quinta-feira, 3 de julho de 2014

TECNOLOGIAS DE MOBILIDADE E DE USO PESSOAL


Recentemente escrevi artigos para este blog sobre o CAOS nas grandes cidades brasileiras, motivados por diferentes propósitos de ordem de negócios, política, econômica e de mobilidade, que causaram nas principais cidades brasileiras uma enorme concentração urbana, criando transtornos enormes aos negócios e a sociedade, que com certeza provocarão grandes transformações destas cidades visando adequação ao futuro ´modus vivendi` da população.

Quando me foi solicitado escrever umas poucas linhas neste blog, foi-me pedido para fazê-lo enfocando tecnologias emergentes e inovadoras, e gostaria de compartilhar estas tendências e transformações que a tecnologia se impoem vis a vis as transformações que estão em pauta. Com certeza as dificuldades impostas pelo modelo à sociedade, estas tecnologias virão para modificar o contexto e participar de forma mais intensa no processo de transformação.

O mundo se globalizou, os negocios são realizados com mais riscos, exigências e complexidades, impulsionados com um aumento significativo de concorrência, desconhecimento de novos players e oportunistas. As barreiras são mais tenues e os criterios de seleção de produtos e serviços cada vez mais amplos e criteriosos. Um mercado aberto e mais competitivo exigem novas formas de fazer negócios e prestar serviços. De nada adianta proteções fiscais ou limitações de acesso ao mercado, pois num mundo global, os cidadãos tambem passam absorver pouco a pouco as vantagens do mundo global, e barreiras ou privilegios são indicadores de atraso, protecionismo, perda de qualidade e de fuga ao contexto global, consequentemente perda de eficiencia e competitividade.

De um lado o capitalismo exagerado exige cada vez mais resultados de curto prazo, de outro lado as mudanças comportamentais e humanas acontecem em  decorrência destas exigencias.  A visão mais sistemica e participativa do Mundo, País, Estado e Empresas cedem lugar para uma forte tendencia ao individualismo do Homem via a vis este contexto geral. Identifico duas principais vertentes, a do capital intectual não tendo mais fronteiras geográficas, sendo que as Empresas vão à busca do capital (aonde tiver e for mais adequado) e trabalho, sendo que  o trabalho na busca do profissional certo, no perfil certo, na competencia certa e no lugar certo e no tempo certo. De outro lado o Homem como gestor, profissional, cidadão e consumidor, na busca incessante de equilibrio das suas necessidades maiores de trabalho e vida pessoal, buscando vetores importantes no lazer, diversão, consumo, crenças, enfim numa melhor forma de viver a vida.

Se olharmos as ultimas decadas, podemos avaliar a tremenda transformação que foi a Tecnologia da Informação entrando de forma intensa e definitiva nas nossas vidas, alterando de forma significativa nossa forma de ver, de acesso e de uso das informações.

Mais recentemente as principais Empresas líderes em tecnologias que ja possuem tecnologias de mobilidade em equipamentos como tocadores de musica (ipods), celulares, tablets e notebooks entre outros, estão realizando pesquisas e investimentos importantes em produtos e soluções avançadas de tecnologia de uso pessoal (Wearable Technologies), visando estender as facilidades ao individuo.

É a intensificação da tecnologia de mobilidade a serviço do HOMEM para colocar a disposição e na mão, tudo que for necessidades básicas e de desejos, possibilitar somente a um click pessoal, de acessar, comprar, pagar, aplicar, obter, consultar, controlar, decidir, ou seja, é uma tecnologia centrada no HOMEM (HUMAN CENTRIC).

Com isso deverá a mobilidade dar portabilidade a este indivíduo no mundo global e ir gradativamente incorporando areas e funções de interesse pessoal e ir preenchendo de forma personalizada e segura as necessidades da relação cada vez mais individual do cidadão com a sociedade. Vai preencher os requisitos pessoais do homem moderno de ter as coisas a sua mão, sem precisar utilizar de outros instrumentos ou tecnologias de terceiros para atender as necessidades vingentes. De outro lado esta tecnologia incorporarão funções, conexões, registros e informações, que a qualquer fato ocorrido, elementos desta nova tecnologia poderão responder por ajuda, interpretação ou providencias relativas ao fato. A massificação da sociedade tambem se impoem tecnologias, metodos e formas de melhor utiliza-la a seu favor e em linha com as necessidades que a sociedade deseja.

Recentemente a Google lançou seu óculos digital – Google Glass, onde possibilita o indivíduo a ter acesso as informações mais variadas com um simples click. Poderíamos visualizar na área médica, um médico realizando sua consulta ou cirurgia poder ter acesso a informações relevantes ou assistencia monitorada de um especialista. Aplica-se isto a profissões que atuam em áreas onde uma dinâmica de informações é uma realidade. Um pesquisador, por exemplo, em rede e em qualquer lugar poderá ter acesso a seus pares no mundo, tendo as informações, apresentações e cases.

Muito tem se falado dos relogios digitais atuais e a serem anunciados, tambem pertencente a esta nova tecnologia, que devem ser incorporados sensores, microcâmeras e instrumentos de monitorização pessoal, para responder complementar, por exemplo, temas importantes de medição, controle e acompanhamento da saude do ser humano, bem como alguns demais desejos e hobbies relevantes do individuo.  

Imagine o cidadão ter integração com os diversos componentes eletrônicos residenciais e do trabalho e do seu mercado, ter direta condição de resolver todos os seus problemas com os seus principais provedores de serviços, ter seu protocolo medico parcialmente e dinamicamente atualizado, poder agendar e resolver seus compromissos de forma direta, ter seu carro sendo dirigido por um assitente digital, sem precisar estar a comando de tudo, ter e ser acessado somente a estabelecimentos e pessoas que estejam alinhadas ao seu perfil pessoal e de projeto de vida e simultaneamente usando das facilidades dos sensores de reconhecimento biometricos, imagem, digital e de voz para suportar decisões e realizar transações pessoais e financeiras e de negocios.

Quando olhamos para frente vemos cada vez mais a tecnologia a serviço do Homem, a sua evolução acelerada, o volume crescente de informações sobre os habitos pessoais, de consumo e de comportamento humano (BIG DATA), que associados com os  programas especialistas de manuseio destas mega informações, permitirão que  estas tecnologias e informações personalizadas estejam disponibilizadas a serviço do Homem.

Percebe-se que esta vertente tecnologica caminhará na direção de individualização e personalização, parte importante na vida do ser humano, e atingirá um ponto  cada vez mais indissociavel e elo muito forte do Homem com a tecnologia.

Caberá ao Estado, Empresas, Instituições Financeiras, Lojas, Concessionarias e Estabelecimentos identificarem seus cidadãos e clientes neste ambiente tecnologico e definir sua estrategia de posicionamento visando aproximação a seu publico alvo, para permitir colocar sua mensagem, seus produtos e serviços de maneira direta, contributiva e com agregação de valor. Sempre o critério de valor será dinamicamente avaliado pelo cliente e a cada click indicará aproximação ou distanciamento aos seus habitos de consumo ou de interesse.

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