quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O Potencial desta Nova Tecnologia de Massificação da Sociedade

No meu último blog falei desta nova tecnologia móvel que deverão nos próximos anos permear a nossa sociedade de forma intensa e massificada.


Na área de saúde os gastos no mundo em 2012 (público e privado) foram de 7,7 Trilhões de dólares e esta crescendo 7% ao ano. Com esta tecnologia a incorporação de monitores de pressão arterial, bombas de insulina e monitor do nível de açúcar, medidor de batidas coração, pedômetros, contador de pulso, sensor de sono, medidores de alteração emocional, ajuda a problemas auditivos entre outros serão instrumentos que com certeza irão atuar de forma preventiva, possibilitar melhores controles da saúde, estender a vida do individuo, reduzir o tempo de hospitalização, melhorar os controle de doenças cronicas e ao mesmo tempo permitir uma melhor saúde com monitoramento das atividades físicas do indivíduo e  programas de saúde Corporativos.

Os numeros são muito grandes e indicam que o atendimento a cuidados pessoais em 2012 foi de 1,7 Trilhoes de dolares e em 2017 é esperado atingir 2,2 Trilhoes de dolares. Qualquer contribuição individual e coletiva na direção de melhorar a qualidade da saude, com certeza contribuirá em  reduzir estes numeros gigantescos e  com isso poderá dar mais cobertura a  população que não participa do sistema. 

Sempre é bom informar que os usuarios de produtos desta nova tecnologia ainda estão para ser criados ou desenvolvidos e o serão nestes próximos anos. Claramente independente das presenças de competidores ja se identificam Empresas possuidoras de eco-sistemas e as aplicações desenvolvidas na plataforma, ja apresentam vantagens competitivas no mercado de ´wearable` e com perspectivas dominantes.

As estatísticas mostram que em 2013 o mercado de tecnologia ´wearable` foi de 2,5 bilhões de dólares, onde despontaram na industria sensores de vestimentas/ roupas com 850 milhões de dólares e em relógios, óculos entre outros.

Segundo a IHS electronic & midia, em 2018 vamos alcançar no mundo 30 Bilhões de dolares  sendo 12 Bilhões nos Estados Unidos, com 210 milhões de equipamentos ´wearable` produzidos e entregues no ano de 2018. Estes numeros representam 18% de crescimento anual, sabendo-se que a mesma fonte estima para 2014, serão 12 milhões de dolares de renda.

Para se ter uma ideia o ´Google Glass`  é esperado vender mais do que 20 milhões em 2018, o que representará 10 bilhões em renda. O Morgan Stanley prediz que a Apple deverá vender de 30 a 60 milhões de relogios ´wearable` nos primeiros 12 meses do anuncio. A estimativa da Apple para este ano é de 10 a 15 milhões de unidades. Ainda do Morgan Stanley informa que os IPAD´s da Apple atingiram a marca de 19,5 milhoes de unidades durante os primeiros 12 meses do anuncio.

Os equipamentos ´wearable` irão facilmente interagir com o ´smartphone` que estará em nossos  bolso e deverá ser  possivel interagir diretamente com as funcionalidades dos dispositivos e desta forma melhorar os tempos de respostas ou reações para consultas ou notificações.

Sempre é bom lembrar que em 2016 serão 1,2 bilhões de pessoas usuárias de smartphone.

Deste modo o que gostaria de mostrar é que estes produtos  desta nova tecnologia estarão sendo criados com um enorme potencial de avaliação analítica e de perfil necessário de informações ao usuário, coletando-os estas  informações no eco-sistemas existentes.

Finalmente acho uma grande contribuição ao individuo e com uma tendência muito forte de atender de forma massificada os desejos da sociedade vingente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário